sábado, 28 de dezembro de 2013

Cake Pops (livro)

Crítica

Cake Pops é o nome do livro da Bakerella que nos chega pela Editorial Presença.
Aqui são propostas "dicas, truques e receitas para mais de 40 bombons de bolo irresistíveis". A promessa é a de uma experiência acessível a qualquer um (mesmo que não seja um "ás da cozinha"), divertida e viciante.

O primeiro contacto com o livro não podia ser melhor. É um objeto bonito e bem conseguido, com tons apelativos e uma estética bastante divertida e simpática. O próprio formato e escolha de materiais cativa: um A4 horizontal com argolas, capa dura e folhas resistentes... enfim, o ideal para ter na cozinha, mesmo ao lado dos ingredientes e utensílios.

Outro aspeto bem conseguido foi a organização interna do livro. Começamos a ler e percebemos que tudo está muito bem explicado, numa linguagem agradável e dividido em capítulos claros e bem estruturados. Há um para "Métodos", outro para "Técnicas", os "Projetos", "Receitas de bolos e coberturas", por fim, "Apresentação, Armazenamento, Envio e Recursos".

Os "Projetos" apresentados foram bem escolhidos e organizados, aparecendo por ordem temática. Assim, ao folhear as propostas, encontramos, por exemplo, ideias alusivas à Páscoa próximas das alusivas ao Carnaval, terminando com sugestões natalícias. O facto é que ficamos com vontade de fazer cake pops temáticos em todas as épocas do ano.

O problema começa quando nos decidimos a ler os ingredientes para começar a experimentar. Um ingrediente fulcral (sucedâneo de chocolate ou candy melts) foi erradamente traduzido, em todo o livro, como pasta de açúcar... dois produtos que nada têm a ver (espero que isto seja corrigido em edições futuras).

Mas, detetado o erro, o problema maior é a obtenção dos ingredientes/ materiais necessários. A verdade é que em Portugal candy melts, pasta de açúcar ou pauzinhos de chupa não se encontram à venda em qualquer esquina. E, se não é mentira que os postos de venda deste materiais está a aumentar, nem todas as pessoas dispõe de meios, nomeadamente monetários, para os adquirir. Resumindo, para a realidade portuguesa, o tipo de receitas propostas no livro é, logo à partida, dispendioso e exigente em materiais de acesso algo limitado.

Claro que podemos sempre substituir os ingredientes por outros mais acessíveis (paus de espetadas ou chocolate culinária, por exemplo) mas os resultados ficarão longe das espetativas criadas pelo livro, os processos serão dificultados e, para quantidades maiores, continua a ser dispendioso.

Quanto à execução das receitas em si... bem, ou compramos tudo pré feito (como várias vezes é sugerido) e gastamos mais dinheiro, ou fazemos em casa o bolo e a cobertura. Como o bolo tem de arrefecer bem e, depois de moldadas, as bolinhas de bolo esmigalhado e cobertura têm de solidificar no frio, isto é processo para levar 2/3 dias. Ainda assim, para quem gostar de cake design e tiver variados materiais à disposição, a fase final de decoração dos cake pops pode ser divertido, apelando à criatividade, ou até uma interessante proposta de atividade a fazer em grupo.


Resumo

- Enquanto livro/ objeto, Cake Pops da Bakerella está muito bem conseguido.
- Não é um livro que recomendo a qualquer pessoa: as receitas exigem paciência, tempo, materiais específicos dispendiosos, criatividade.
- A quem recomendo? Para adeptos de Cake Design é um excelente livro a adquirir!


Desconto


Para quem estiver interessado, fica um código de desconto ;)


SDOCAOSRTOHB

Este código é válido na loja online da Editorial Presença sem limite de utilizações. Com ele, e para além dos 10% de desconto já garantidos na compra do livro, têm ainda portes de envio gratuitos e 34% de desconto no livro Sonhos Doces, na compra conjunta dos dois (Cake Pops e Sonhos Doces por 24,99€). A validade deste código termina a 31 de dezembro.





Sem comentários:

Enviar um comentário