O bolo de bolacha é uma sobremesa favorita de miúdos e graúdos. Consiste sempre em camadas sobrepostas de bolachas secas intercaladas por camadas de um qualquer tipo de creme. A versão que vos apresento (a minha favorita) é com creme moca (café).
Tenho um carinho especial por esta receita, uma vez que foi a primeira aventura culinária que me correu bem e que fez sucesso entre a família. Foi o primeiro prato que os convidados provaram, elogiaram e pediram a receita no fim... Bem, isto provavelmente não era indicativo de um talento oculto, mas de uma receita bastante fácil de seguir, ainda assim, este primeiro sucesso fez-me perder um bocadinho o medo dos tachos.
Confissões à parte, passemos à receita!
Ingredientes
- 250g açúcar em pó (pode ser facilmente obtido triturando açúcar granulado num 123)
- 250g manteiga à temperatura ambiente
- 2 gemas
- 1 café forte (1 colher sopa café solúvel + 1 colher sopa água quente)
- Bolachas tipo Maria (Maria, Tostada, Torrada)
- 0,5l café (5 colheres sopa café solúvel + 0,5l água quente)
Preparação passo-a-passo
3. Para terminar o creme moca, basta acrescentar o café forte e continuar a bater até que tudo esteja bem misturado.
4. Agora que temos o creme moca, as bolachas e o café, resta montar o bolo. Este processo é feito diretamente no recipiente em que a sobremesa irá ser servida. A primeira camada é de bolachas molhadas em café. Esta é seguida por uma camada de creme moca (não há necessidade de o distribuir muito bem, pois ao colocar a camada seguinte o creme acaba por ficar bem espalhado). Repetir esta sequência (bolachas molhadas em café > creme moca) até ficar sem bolachas suficientes para uma nova camada completa.
5. Com o creme que sobra barrar o exterior do bolo. Polvilhá-lo com bolacha moída... e está pronto! Antes de servir é recomendável que seja mantido no frigorífico, mas pode ser consumido quase imediatamente.
Saudações doces e bom apetite!
Nunca me tinha passado pela cabeça moer açucar normal para obter açucar em pó. Boa dica!
ResponderEliminar