Porquê à Tuga? Porque para ser o verdadeiro Cozido à Portuguesa lhe faltam umas quantas coisas.
A verdade é que o processo é o mesmo e facilmente se transforma esta receita no "à Portuguesa", acrescentando-lhe as variedades de carnes e enchidos em falta.
Os truques para um cozido saboroso são a ordem de cozedura e o tempero da água.
Ingredientes (4 pessoas)
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 1 cebola
- 1 chouriço corrente
- 2 tiras de entremeada
- 1 tira de entrecosto (que dê uns 6 bocados individuais)
- 1 couve (eu usei coração-de-boi)
- 4 batatas
- 1 cenoura grande
- 1 nabo
- 1 farinheira
- Sal q.b.
Preparação
- Numa panela coloca-se água suficiente para cozer todos os ingredientes. Leva-se a ferver com o alho esmagado, a folha de louro, a cebola e o chouriço corrente.
- Quando a água tiver fervido o suficiente para captar o sabor dos temperos, acrescentam-se as carnes, previamente temperadas com sal.
- Quando as carnes estiverem bem cozidas retiram-se, assim como o chouriço corrente. Levam-se a cozer os legumes (couve, nabo e cenoura). A batata pode ser acrescentada mais tarde, pois demora menos a cozer.
- Já perto do fim da cozedura acrescenta-se a farinheira.
- Quando os legumes e a farinheira estiverem cozidos, retiram-se, com a ajuda de uma escumadeira para evitar excessos de água. Cortam-se as carnes e enchidos em pequenas porções e dispõe-se todos os ingredientes numa tabuleiro, regando com alguma água da cozedura para manter a humidade dos mesmos.
- A água da cozedura pode ser aproveitada para fazer arroz ou mesmo sopa. Pessoalmente gosto de acompanhar o cozido com arroz, mas prefiro que seja feito com outra água, para não ficar com um sabor demasiado intenso.
Saudações deliciosas e bom apetite!
Dama d'Espadas
Sem comentários:
Enviar um comentário